31 julho 2011

Qual a diferença entre cabelos cacheados/encaracolados e crespos?



Os cabelos crespos nascem espiralados desde a raiz, enquanto os cabelos cacheados nascem lisos na raiz e formam cachos ao longo do fio.
Os cabelos crespos nascem espiralados desde a raiz, dificultando a migração da oleosidade natural dos cabelos da raiz até as pontas. Isso os torna mais ressecados e volumosos.
Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade. Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado. O corte regular evita o ressecamento dos fios.





Se você tem dúvida quanto aos seu tipo de cabelo, pegue uma régua e vá no espelho, confira se seu cabelo tem pelo menos 5cm de raiz bem lisa, sem ondulações, se tiver ele é cacheado se não tiver ele é crespo.
É importante que o cabelo esteja natural ao fazer essa observação, pois aplicar muito creme nos fios faz pesar e dá a falsa impressão de se tratar de um cabelo cacheado quando na verdade é crespo. 
A diferença entre os dois é que o cabelo cacheado tem uma melhor distribuição de óleo natural nessa parte mais lisa, forçando esse óleo a descer pelo fio pela força da gravidade, já no cabelo crespo, dependendo da intensidade desse crespo a oleosidade pode não conseguir sair da raiz para o fio.
Neste caso os cabelos crespos precisam de total atenção em todo o seu comprimento e os produtos para cabelo crespo devem ser mais hidratantes e emolientes do que para cabelos cacheados.
Já quem tem cabelo cacheado precisa dar total atenção as pontas, que ficam sem oleosidade natural e não saturar a raiz com hidratação para não pesar e conseguir o efeito 'raiz altinha' desgrudando o cabelo do couro cabeludo.
Alguns cuidados para cacheados e crespos:
  • Podem ser lavados todos os dias, porém com produtos de qualidade e adequados.
  • Sejam crespos ou cacheados, um corte feito com regularidade ajuda a evitar o ressecado e os torna mais bonitos.
  • Sejam curtos, médios ou compridos; não usar fios retos. (Melhor um corte em camadas e sem muita definição.)
  • A aplicação de uma máscara de hidratação intensiva, semanal ou quinzenal, apropriada ao seu tipo de fio.
  • Usar creme de pentear nos cabelos levemente úmidos.
  • Usar pentes largos de madeira para não quebrar os fios.
Vcs podem optar por valorizà-los ao natural, com o auxílio das faixas e tiaras, das presilhas, para dar um toque todo seu, deixando o visual charmosérrimo.





















3 comentários:

  1. Olá adorei a sua explicação. Acabei de te certeza que meu cabelo é crespo... Obrigada

    ResponderExcluir
  2. eu tbm gostei ñ sabia as vzs o q dizer dos meus..agora sei são cacheados..obgda

    ResponderExcluir
  3. Nossa , eu tenho a raiz do cabelo um pouco ondulada , e o resto dos fios , é cacheado com cachos muito bonitos mais tenho problemas com o volume . Tenho que aplicar bastante creme para deixa-los mais baixos e isso não sei se é correto , e tem uma parte que é lisa , alguém poderia me dizer oquê fazer? se eu vou ter mudanças no cabelo mais daqui para frente dicas ? Obs: eu tinha feito uma progressiva mas não retoquei ela nem nada e sempre fiz tudo para ficar cacheado e como o meu cabelo sempre foi liso até sem a quimica? agora talvez reste um pouco dela mas eu não retoco chapinhas nem nada só banhos de creme tentando deixar cada vez mais bonito , fico muito agradecida desde já Beijos adorei o texto :D

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!!!! Obrigada pela visita!